A última dragagem do Rio Jundiaí foi há 34 anos. De lá para cá todos os dias se joga lixo e entulhos no leito no mesmo, eis uma das causas de enchentes e alagamentos em Macaíba
A falta de planejamento das gestões do município e da cobrança e fiscalização dos nossos vereadores chegaram ao ponto do rio ficar totalmente assoreado. (Até o vereador “Zeca da Pesca ficou calado”).
A falta de dragagem ao longo dos anos e a continuidade do descarte inadequado de lixo e entulhos no leito do rio são sérios problemas ambientais que afetam não apenas o ecossistema local, mas também representam uma ameaça para a comunidade em termos de enchentes recorrentes.
Não podemos esquecer que em 1998 começamos a lutar pelo projeto para solucionar as enchentes do Rio Jundiaí, que já existia antes que o comércio se fixasse próximo ao leito do rio (há mais de cem anos que existem essas enchentes que são provocadas pelo encontro da maré alta com o rio que desce em direção ao mar), com o encontro das duas forças, aumenta o volume de água no centro da cidade e imediatamente provocava as enchentes.
A solução é a construção de três barragens de contenção (só foi feita uma barragem) mais a dragagem do Rio Jundiaí no trecho do centro juntamente com a micro e macro drenagem responsável pelas águas pluviais…
Ao longo do tempo me aprofundei muito sobre o assunto e procurei dar minha opinião e ao mesmo tempo cobrar das autoridades competentes a solução definitiva. Ou será que teremos que conviver por muito mais tempo com este problema? Os nossos políticos não se interessam em solucioná-lo.
Por: Janssen Cortês
_Gestor Financeiro
_MBA em Politicas Públicas e Direitos Sociais
_Gestor Financeiro
_MBA em Politicas Públicas e Direitos Sociais
Leave a Reply