O mau político ou a má pessoa? Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada.
Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana. (Bakunin).
O pensamento expresso na frase pode ser interpretado de diversas maneiras, mas em geral se refere à ideia de que a tomada de decisões políticas é realizada por uma minoria privilegiada, que detém o poder econômico e político, em detrimento da maioria da população.
Embora haja casos em que isso pode ser verdade, é importante lembrar que a democracia é um sistema que busca garantir a participação da população na tomada de decisões políticas. Em um sistema democrático, os representantes eleitos são escolhidos pela maioria dos eleitores, e têm a responsabilidade de trabalhar em prol do interesse coletivo, mesmo que isso signifique desagradar a minoria.
No entanto, é importante estar atento às desigualdades econômicas e políticas que podem afetar a representatividade e a efetividade da democracia. É fundamental promover políticas públicas que garantam a participação e a representatividade de todos os setores da sociedade, especialmente das camadas mais vulneráveis, para que a democracia possa cumprir seu papel de promover a igualdade e o bem-estar social.
De certa forma, isto está enraizado no governo municipal do prefeito Eminocchio que se faz hora, pois prometeu mundos e fundos e se desvirtuou no meio do caminho ou o caminho já estava desvirtuado?
PARTE DAS PROMESSAS
- Não contratar pessoas de fora do município – contratou e com os melhores salários.
- Ter uma administração diferenciada – e tem, mais de 20 membros de sua família no maior caso de nepotismo municipal.
- Diárias operacionais – sequer olhou nesta direção, nenhum vigia foi contratado.
- Emprego para quem votasse nele – só alguns tiveram essa benesse.
Mais o próximo ano tem eleições e o prefeito das festinhas está apavorado. O mau político ou a má pessoa?
Leave a Reply