Na manhã de segunda-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou uma solenidade no Museu Solar Ferreiro Torto em homenagem aos 123 anos de falecimento de Augusto Severo, ilustre macaibense, inventor do dirigível Pax e pioneiro da aviação mundial. O evento encerrou a programação iniciada no dia 9, que incluiu entrega de comendas ao 138º Grupo Escoteiro Augusto Severo, atividades escoteiras, passeios de caiaque e exposição de objetos históricos do escotismo.
Durante a cerimônia, o prefeito Emídio Júnior destacou o legado de Severo e ressaltou o orgulho de o município preservar sua memória, especialmente com a recente instalação do mausoléu original do inventor, trasladado do Cemitério São João Batista (Rio de Janeiro) para o Solar Ferreiro Torto em 2023. O major Rigueira, representando a Força Aérea Brasileira, exaltou o pioneirismo de Severo em prol do desenvolvimento da aviação nacional, ao lado de figuras como Santos Dumont.
O evento foi encerrado com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu e apresentação da banda da Base Aérea de Natal, que executou a peça “O Guarani”, de Carlos Gomes. Estiveram presentes autoridades civis e militares, vereadores, secretários, empresários, juristas, artistas, professores, acadêmicos e estudantes de diversas instituições, incluindo a Câmara Municipal, Fundação José Augusto, Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Fecomércio/RN, Instituto Histórico e Geográfico do RN, Instituto Santos Dumont e escolas locais.
Imagens: Edeilson Morais
Leave a Reply