O que nos chamou a atenção esta semana foi comentários na web de que não se irá dispor de urnas para a Eleição para o Conselho Tutelar de Macaíba nos distritos. E aproveitamos e fazemos as seguintes perguntas: Quem é o responsável pelas urnas e onde deverão serem colocadas as mesmas? A Eleição para o Conselho Tutelar será igualitária?
Se não houverem unas nos distritos ou pelo menos na região onde existirem candidatos estes serão prejudicados, pois não terão como os eleitores manifestarem a sua preferência por seu candidato e, sim irá haver um beneficiamento dos que moram na sede do município onde a população não terá gastos com passagens.
A obrigatoriedade de ter urnas em todas as regiões do município em uma eleição para o Conselho Tutelar pode variar de acordo com a legislação eleitoral do país e as regras protegidas pela respectiva cidade ou estado.
No entanto, geralmente, em votação para órgãos como o Conselho Tutelar, é comum que sejam mantidos locais de votação em diferentes áreas do município para facilitar o acesso dos eleitores e garantir a representatividade em todas as regiões. A finalidade é permitir que os cidadãos possam votar de forma conveniente, atendendo a necessidade de deslocamentos longos.
A não disponibilização de urnas em comunidades maiores e/ou distritos atrapalhará ao cidadão votante e ao concorrente ao cargo, pois muitos não irão ter condições de se locomoverem para irem a sede do município para votarem. Neste caso só irá beneficiar aos que na cidade morarem, prejudicando exponencialmente quem for candidato e morar no interior.
Em outras palavras irá beneficiar aos candidatos dos políticos que estão envolvidos.
Segundo Ionillo Ribeiro que é membro do CMDCA: A decisão de onde terá urnas ou não é da comissão eleitoral do CMDCA, a candidata Rosa que reside em As Marias já entrou com recurso na Justiça solicitando a urna para a região de As Marias/Cajazeiras.
Então para que a eleição seja justa, democrática e igualitária que uma das urnas seja colocada na região onde existirem candidatos.
Leave a Reply