A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e a CSA, a agência espacial canadense, anunciaram o nome dos tripulantes em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (3/4). São três americanos e um canadense. Pela primeira vez, a Nasa terá, entre seus astronautas, um homem negro e uma mulher para uma missão à Lua.
A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, e a do Canadá, CSA, anunciaram, no começo da tarde desta segunda-feira (3/4), o nome dos quatro astronautas da missão Artemis 2, que partirá em uma viagem ao redor da Lua no ano que vem.
Os 4 astronautas que irão à Lua na Artemis 2 são três americanos e um canadense: Reid Wiseman, Christina Koch, Victor Glover e Jeremy Hansen. Eles estarão a bordo da espaçonave Órion, durante aproximadament
Como será a missão Artemis 2
A missão Artemis 2 vai repetir o percurso feito entre novembro e dezembro do ano passado pelo voo Artemis 1 na órbita lunar — o principal objetivo daquela missão não tripulada era orbitar a Lua para testar tecnologias essenciais para as missões do Programa Artemis, como o megacomplexo veicular formado pelo foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion.
Já o pouso na Lua deve ocorrer com a missão Artemis 3, provavelmente em 2025 ou 2026. “A equipe do Artemis 2 representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.
Com as missões Artemis, a Nasa vai pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, usando tecnologias inovadoras para explorar mais da superfície lunar do que nunca. A ideia da Nasa é usar o que aprender na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigantesco: enviar os primeiros astronautas a Marte.
“Graças à nossa colaboração de longa data com a Nasa, um astronauta canadense voará nesta missão histórica. Em nome de todos os canadenses, quero parabenizar Jeremy por estar na vanguarda de um dos empreendimentos humanos mais ambiciosos já realizados. A participação do Canadá no programa Artemis não é apenas um capítulo definidor de nossa história no espaço, mas também uma prova da amizade e estreita parceria entre nossas duas nações”, afirmou François-Philippe Champagne, ministro responsável pela Agência Espacial Canadense.
Leave a Reply