É com tristeza, indignação e repúdio que a AMAFUS – ASSOCIAÇÃO MACAIBENSE DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL E FUTSAL recebeu a notícia do ato criminoso contra o árbitro assistente João Marques Pereira, ocorrido durante o seu trabalho no Campeonato Municipal de Macaíba.
É preciso lembrar que o esporte, de modo geral, é instrumento de inclusão, educação e lazer, onde a disputa se limita ao momento de competição dentro das quatro linhas para, ao final todos se confraternizarem. Nada justifica um ato de agressão!
A presença do árbitro é indispensável às competições esportivas e precisa ser respeitada, todavia, esta, sobretudo nas competições amadoras, sofre com a violência daqueles que não aceitam as regras do esporte, sempre com ofensas, ameaças e muitas vezes com agressões físicas, o que não pode mais ser banalizado.
Neste último sábado, 09/09/2023, na Zona Rural de Macaíba esses atos de violência extrapolaram todos os limites possíveis, com a tentativa de homicídio contra o colega “Dão”, que ainda encontra-se hospitalizado e com diversas sequelas.
Esperamos da Prefeitura Municipal de Macaíba atitudes que possam extirpar essa violência contra a arbitragem, nesse primeiro momento, levando em consideração principalmente a predominante falta de segurança na Zona Rural, para que viabilize a realização de todas as partidas na Vila Olímpica ou que somente seja autorizada as mesmas mediante presença de policiamento nas praças esportivas e em um segundo momento com implantação de programas educacionais junto aos desportistas.
Da justiça, esperamos o rigor da lei para que aquele que tentou contra a vida de “Dão” possa pagar pelo crime cometido e servir de exemplo para que outros não trilhem pelo mesmo caminho.
ATITUDES COVARDES NÃO PODEM PASSAR EM BRANCO E ENVERGONHAR O ESPORTE. CHEGA!!!!
Nos solidarizamos com a equipe de arbitragem presente no ocorrido, seus familiares, todos aqueles desportistas que jamais gostariam de presenciar o ato de crueldade a que estiveram expostos e sobretudo com o colega “Dão”, a quem nos colocamos a disposição para o que precisar.
Aos atletas, público em geral e organização da competição, nosso apelo para que busquem a paz nos campos e quadras, respeitando os pais de famílias que atuam na arbitragem.
Daniel Palhares.
Presidente da AMAFUS
Leave a Reply