A “janela partidária” é um período estabelecido pela legislação eleitoral brasileira que permite aos políticos mudarem de partido sem perderem seus mandatos, geralmente ocorrendo a cada ano eleitoral. A reforma eleitoral de 2015 regulamentou essa prática como uma maneira de contornar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou que o mandato pertence ao partido, não ao candidato eleito.
Para o ano de 2024, a “janela partidária” está prevista para ocorrer entre 7 de março e 5 de abril. Durante esse período, os parlamentares têm a oportunidade de trocar de partido sem sofrerem as penalidades relacionadas à infidelidade partidária.
Em Natal estão previstos para optar pela mudança partidária pelo menos dez vereadores. Os partidos que devem ser beneficiados com essas mudanças são o PP, PSDB e o Republicanos.
Essas trocas partidárias são estratégias comuns na política brasileira, muitas vezes influenciadas por questões locais, regionais ou nacionais, e podem impactar a configuração partidária nas câmaras municipais, estaduais e federais.
Em Macaíba muitos estão querendo aproveitar este momento:
- alguns por saberem quão difícil será se manter no cargo,
- outros com medo de perderem seus cargos ainda não decidiram
- tem os que sabem que se ficarem irão apenas bater esteira
Leave a Reply