Ontem por mais uma vez, no centro da cidade, ao vivo e a cores a administração de Eminocchio mostra para que veio “Enquanto os cachorros fazem a festa em Macaíba”. Os vereadores passam e não veem e quando veem não não tomam uma posição.
Infelizmente, é comum que cães e outros animais busquem comida em lixos expostos na rua, principalmente em áreas onde a coleta de resíduos é feita com menos frequência. Isso pode ser perigoso tanto para os animais quanto para as pessoas, pois:
- eles podem consumir alimentos estragados,
- embalagens de plástico ou outros materiais nocivos à saúde.
- Além disso, o acúmulo de lixo na rua pode atrair insetos e outros animais que podem transmitir doenças.
É importante que as pessoas tenham onde descartar corretamente seus resíduos em lixeiras fechadas e aguardem o horário da coleta para evitar esse tipo de situação.
Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como:
- abandono,
- envenenamento,
- presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas,
- manutenção em lugar anti-higiênico,
- mutilação,
- presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação,
- utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –,
Nesses casos acima vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
Enquanto isso o que faz ou fez o governo municipal a respeito dos animais soltos nas ruas? nada, nada e depois nada.
Foto: Zizo de Mangabeira
Leave a Reply