Olhando mensagens nos grupos de WhatsApp uma fala do Sr. Secretário de Cultura de Macaíba me chamou a atenção, ele disse que falando com a ex-prefeita Odileia Mércia ela lhe disse uma frase FENOMENAL: Não se faz cultura com ativismo político. Será? Fui pesquisar e batendo com nossas ideias lemos Cultura e ativismo politico.
A cultura é um conceito amplo que engloba diversas formas de expressão, incluindo arte, música, dança, literatura, cinema e muito mais. O ativismo político pode ser uma forma de expressão cultural e artística, pois muitos artistas usam suas plataformas para transmitir mensagens políticas e sociais.
DÁ PARA APRENDER
Ao longo da história, vemos exemplos de movimentos culturais que foram profundamente influenciados pelo ativismo político. O movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, por exemplo, teve uma forte presença na música, com artistas como Nina Simone e Bob Dylan usando suas músicas para expressar mensagens de igualdade e justiça social.
QUEM FOI NINA SIMONE
Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-americana. Além de uma das grandes vozes femininas do jazz, esteve comprometida com o ativismo pelos direitos civis dos negros do seu país. https://www.ebiografia.com/nina_simone/
No entanto, é importante ressaltar que o ativismo político não é o único componente da cultura. Há uma ampla gama de expressões culturais que não estão diretamente aplicadas à política. A cultura também inclui elementos como:
- tradições,
- costumes,
- valores,
- crenças e
- muito mais.
Portanto, enquanto o ativismo político pode ser uma forma de expressão cultural, a cultura é muito mais abrangente e diversificada do que apenas o ativismo político. Há espaço para diferentes formas de expressão cultural, incluindo aquelas que não estão necessariamente relacionadas à política.
O QUE A PESQUISA NO DEIXOU
Este pessoal que governa macaíba pensa que o povo é besta (alguns são), eles gastam milhares de reais para contratar bancas caríssimas e dizem estamos investindo na cultura, ledo engano, apesar de parte da população achar realmente isso, mas como já foi dito não é só isso, vejamos.
- Onde estão os incentivos aos grupos teatrais da terra? Teatro também é cultura.
- Não incentivou os grupos carnavalescos, este sumiram.
- Não resgatou os grupos de coco que existiam na cidade, o secretário talvez nem saiba que existiam.
- Sequer lembraram dos grupos folclóricos que se apresentavam anualmente nas festas da igreja, era o cordão vermelho contra o cordão azul.
- A escola de música já que tanto contratam cantores e bandas, simplesmente abandonaram porque foi ideia do ex-prefeito Dr. Fernando.
- O xadrez nas escolas que estava levando Macaíba para patamares nunca vistos?
- Concursos literários.
Para terminar afirmamos que Cultura não é só aquilo que você conhece e gosta — é tudo que caracteriza diferentes formas de existir. Cultura engloba:
- as religiões,
- as comidas,
- as formas que nos vestimos,
- os idiomas,
- as músicas e, principalmente,
- é diferente em cada pedacinho do mundo.
Resumindo o que quis comunicar sua Excelência o Secretário, sem o ativismo politico vocês passarão os anos de governo só investindo em bandas caras, sabe-se lá o motivo.
Foto: Google
Leave a Reply