O tempo passa e Macaíba não evolui e ao contrário do que é para acontecer parece que regride nos exemplos como é o caso dos seus governantes que vivem no diminutivo como foi “a prefeita das pracinhas e o prefeito das festinhas”.
É prefeitinho para lá, é prefeitinho para cá. Eminocchio parece que se exemplificou na ex-prefeita Marilia que chegou a ser conhecida e chamada de a Rainha das Pracinhas, por em sua administração só ter construído praças. E o prefeito para não ficar para baixo faz festinhas para lá e festinhas para cá.
Isso é degradativo para uma pessoa, pois o mesmo caminha para passar a história como o Rei das Festinhas. Ele não perde uma chance para realiza uma.
E por sinal vem mais uma aí: o carnaval onde o executivo deverá gastar milhares de reais levando Momo ao povo fazendo com que estes esqueçam momentaneamente:
- As escolas sucateadas.
- As unidades médicas sem médicos.
- As farmácias sem remédios.
- As ruas da periferia esburacadas.
- O lixo pelas canelas.
- As ruas escuras por falta de pagamento a permissionária do serviço.
Este é o prefeito de Macaíba que acha, acredita mesmo que festas são as soluções para as mazelas do povo, povo este que está desempregado e se satisfaz com a política de Pão e Circo tão usada no Império Romano.
Esta frase (política do pão e circo) tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) que no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento https://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo/.
Este povo pelo menos se preocupava com o alimento que era distribuído nas festas, o de hoje só se preocupa com as festas, pois alimento não existe.
Como passarão para a história a prefeita das pracinhas e o prefeito das festinhas?
Leave a Reply