No caos educacional que o município está passando encontramos mais uma escola de Macaíba em estado de calamidade, com pinturas ressecadas, rebocos caindo, muro de proteção balançando, fossa afundada.
Estivemos nesta quinta-feira na companhia do vereador Luizinho que fazia uma visita a chamado da população para verificação em loco da Escola Municipal Santa Luzia em Capoeiras. Procurou o vereador saber do diretor que providências a administração escolar está tomando para sanar a situação.
Foi constatado também que muitos dos alunos se transferiram para Bom Jesus para não serem prejudicados educacionalmente. Será que teremos mais uma escola fechada? https://macaibaemfoco.com.br/emidio-fechou-as-escolas-de-porteiras-e-riacho-do-feijao/
O QUE FOI CONSTATADO
Adentramos a escola e o que foi visto não foi nada bom pois encontramos:
- a escola deteriorada,
- pintura ressecada,
- rebocos caindo,
- muro lateral balançando colocando a clientela em perigo,
- salas sujas,
- placa de identificação da escola apagada,
- fossa afundada, já em reconstrução,
- aulas paradas sem a direção saber quando as aulas iriam recomeçar.
Em primeiro lugar, é necessário que sejam feitas avaliações para determinar a extensão dos danos e as causas raiz do problema, que são inúmeros. Com base nessas avaliações, a escola deve elaborar um plano de ação que inclua as prioridades, os recursos necessários e um cronograma realista para a realização das obras.
Além disso, é importante buscar ajuda das autoridades governamentais e/ou de organizações não governamentais que possam oferecer recursos financeiros ou técnicos para ajudar na recuperação da escola.
Enquanto as obras estão em andamento (constatamos apenas duas pessoas trabalhando), é importante que a administração da escola tome medidas para garantir a segurança dos alunos e dos funcionários, como sinalizar as áreas em risco e isolar os locais que representam perigo.
Por fim, a escola deve buscar meios de prevenir futuras deteriorações, como manutenção preventiva periódica e inspeções regulares para identificar problemas precocemente e resolvê-los antes que se tornem mais graves.
Capoeiras por ser um dos maiores redutos eleitorais do prefeito não era para a escola se encontrar como se estivesse abandonada. Tendo-se mais uma escola de Macaíba em estado de calamidade comprova-se a irresponsabilidade do prefeito Eminocchio para com a educação. Lembram-se que o pai e a irmã do prefeito são professores? Só isto era motivo para a educação municipal ser um motivo de orgulho para o munícipe.
Leave a Reply