Considerada como a maior obra estruturante da história de Macaíba (custos finais chegaram à R$ 24 milhões) envolvendo os poderes públicos federal, estadual, municipal e instituições como a CDL (Câmara de Dirigentes Legistas) e Sindicato do comércio juntando-se ao apoio da população em geral.
A obra começou a ser reivindicada ainda em 1998 (a primeira reunião foi ainda quando o prefeito era Luizinho Soares) e com a conquista das reivindicações, a obra teve inicio em 2006 sendo finalizada em 2008. De lá para cá nunca recebeu nenhuma manutenção básica.
É BOM SABER
- Quantos macaibenses já frequentaram a Barragem de Tabatinga como forma de entretenimento, lazer ou para pescar?
- A Barragem vem sofrendo com o abandono dos órgãos públicos responsáveis desde da sua conclusão.
- O reservatório é parte de um projeto macro para contenção das enchentes que acontecia com frequência no centro de Macaíba.
Com o abandono do setor público e falta de projeto para se utilizar da mesma como fonte de riqueza para o município, hoje só nos resta sonhar com a manutenção básica da comporta (que teve o motor do hidráulico da única comporta roubado pelos vândalos a mais de 15 anos).
A vegetação cresce e a cada ano esconde algumas possíveis erosões e buracos que possam ser escavados por animais como peba ou outros.
A Barragem também tem um acesso terrível, estradas esburacadas que afugenta possíveis visitantes.
Praticamente todos os reservatórios de água do Estado são utilizados como forma de entretenimento fomentando empregos em restaurantes, quiosque, passeios de barcos entre outras modalidade como competições aquáticas.
Porque será que os nossos representantes políticos não se interessam por criarem uma infraestrutura para Barragem de Tabatinga?
Por: Janssen Motos
Leave a Reply