A abertura do I Festival Gastronômico de Macaíba aconteceu nesta sexta-feira (24) no cenário histórico e encantador do Museu Solar Ferreiro Torto. O evento marcou o início de uma celebração que promete destacar a rica cultura culinária local, reunindo chefs, moradores e visitantes em duas datas repletas de aromas, sons e sabores típicos da região, nestes sábado e domingo na Avenida Mônica Dantas (Pista Nova) a partir das 15h.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais dos poderes executivo e legislativo, bem como empresários, comerciantes e representantes do setor gastronômico, que ressaltaram a importância do festival para promover a identidade cultural de Macaíba e fortalecer o turismo na cidade.
O prefeito Emídio Jr. agradeceu a todas as instituições parcerias que confiaram nesse festival inédito. “Macaíba tem uma vocação histórica e cultural muito forte, mas também de empreendedorismo. É uma cidade pujante. Nós temos essa vocação”, afirmou. Em seguida, relembrou o resgate do calendário cultural de eventos em sua gestão, como as festividades de Carnaval, São João, Aniversário da Cidade e Ciclo Natalino. “Macaíba dá o primeiro passo e que, se Deus quiser, será o primeiro de muitos. Muito obrigado a todos os parceiros que fazem parte desse momento histórico.”, finalizou.
O I Festival Gastronômico de Macaíba é uma realização da Prefeitura de Macaíba, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) e do Ecossistema Local de Inovação (ELI) com patrocínio da Caixa Econômica – Governo Federal e apoio do SEBRAE/RN, SENAC/RN, Sistema Fecomércio/RN, Abrasel, Supermercado Favorito, Sadio Alimentos, Primícias do Brasil, Servclub, Chapinha, Fazenda Matina e Grupo de Escoteiro Augusto Severo.
O festival contará com praça de alimentação com a participação de 16 restaurantes, bares, docerias e lanchonetes, oficinas gastronômicas com inscrições prévias pelo aplicativo Macaíba Conectada, apresentações culturais, feira da agricultura familiar e artesanato. No sábado, os shows começam a partir das 17h e sobem ao palco Cachorrinho do Brega, Léo Tavares e José Orlando (o pistoleiro do amor). Já no domingo (26), os shows começam às 19h com os grupos Pagode 084 e Pagode do Coxa.
Imagens: Edeilson Morais




Leave a Reply