Realizados simultaneamente durante manhã e tarde desta quinta-feira (23/10), os eventos Justiça na Praça e Prefeitura nas Comunidades ofereceram dezenas de serviços à população macaibense, incluindo atendimentos jurídicos, assistenciais, médicos, odontológicos, contábeis, cortes de cabelo, entre outros, além de um casamento comunitário com a participação de 30 casais, promovendo um grande show de cidadania e encerrando com grande brilho e emoção.
Várias secretarias municipais, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e parceiros uniram esforços para oferecer serviços abrangentes, demonstrando como essas parcerias são importantes para garantir cidadania e inclusão social. Esse tipo de ação visa aproximar a população dos serviços públicos de forma acessível e integrada, ao concentrá-los em um único espaço, que nesse caso foi a Avenida Mônica Dantas, consolidando-se como um momento de valorização dos direitos dos cidadãos e acesso facilitado a uma gama de serviços. Foram quase três mil atendimentos realizados.
Houve apresentações culturais com danças típicas de nossa região e exposições temáticas de outros órgãos parceiros como Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar também foram realizadas no local, além de uma amostra de carros antigos trazidos por iniciativa de seus proprietários.
O prefeito Emídio Júnior falou sobre a importância do evento e destacou a parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário: “Depois de muitos anos, estamos novamente sediando o Justiça na Praça, que acontece somente uma vez por mês em cada cidade do RN. Macaíba tem o privilégio de receber esse programa justamente na época que antecede o aniversário de emancipação política, que será na próxima segunda (27). Quero agradecer ao desembargador Saraiva (coordenador do Justiça na Praça) por essa oportunidade.”.
É importante acrescentar os frutos da parceria entre Prefeitura de Macaíba e o Tribunal de Justiça, que, além do programa Justiça na Praça, já possibilitou a implantação de ações e programas importantes, que foram mencionados pelo gestor municipal, a exemplo de Justiça e Escola, Escritório Social e Horta Comunitária, bem como a inauguração da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
O senhor Francisco Barbosa, 67 anos de idade, residente no bairro Alfredo Mesquita, foi um dos milhares de cidadãos contemplados pelos serviços ofertados no período entre 8h e 17h. “Nota 10. Gostei muito. É do jeito que sou atendido lá no posto Potengi, sempre eu sou bem atendido lá”, afirmou.
Imagens: Edeilson Morais




Leave a Reply