As eleições passaram, os votos foram contados, e os vereadores eleitos assumiram seus mandatos com o compromisso de representar o povo e lutar por melhorias para a comunidade. Mas, passado um tempo, será que eles estão realmente cumprindo o que prometeram?
Quantos dos eleitos visitaram seu bairro depois das eleições? Quantos ouviram suas demandas e levaram soluções para problemas como infraestrutura, saúde, educação e segurança? Se a resposta for “nenhum” ou “poucos“, é sinal de que algo está errado – e a responsabilidade de cobrar é do povo!
O poder do voto não acaba no dia da eleição. É dever dos cidadãos acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, exigir transparência e cobrar que as promessas feitas em campanha sejam cumpridas. Afinal, eles foram eleitos para representar a população, não para sumir nos gabinetes.
Canais como redes sociais, e-mails, audiências públicas e sessões na Câmara Municipal são meios de pressionar os políticos a trabalharem de verdade pelo bem-estar da população. Se um vereador não está fazendo seu papel, o povo precisa se unir para exigir providências e, se necessário, lembrar disso nas próximas eleições.
A política não pode ser esquecida entre uma campanha e outra. O povo tem voz e precisa usá-la para garantir que seus representantes sejam, de fato, agentes de mudança e melhoria para todos.
E aí, os vereadores em quem você votou estão honrando a confiança que receberam? Se não, o que você está fazendo para mudar isso?