Há várias razões pelas quais um político pode se envolver em corrupção e propina tipo o esquema no mensalão do lixo. Alguns desses motivos incluem:
- Ganância – Muitos políticos podem se tornar gananciosos e buscar enriquecimento pessoal, mesmo que isso signifique violar a lei e prejudicar o interesse público. A ganância é uma das principais razões pelas quais os políticos se envolvem em corrupção. Eles podem estar interessados em acumular riqueza pessoal
- ambição política,
- Falta de ética – Alguns políticos podem simplesmente não ter uma compreensão clara do que é certo ou errado. Eles podem acreditar que a corrupção é uma prática comum ou que é necessária para ter sucesso na política.
- entre outras.
Continuando a explicação sobre a falta de ética, é importante lembrar que a ética é fundamental na vida pública, principalmente para aqueles que ocupam cargos políticos. Aqueles que muitas vezes se envolvem em corrupção violam padrões éticos e deixam de lado a responsabilidade moral e social que deveriam ter.
A falta de ética pode ter várias causas, como:
- Educação deficiente,
- Falta de valores familiares e
- Até mesmo pressão do próprio ambiente político.
No entanto, é importante ressaltar que a falta de ética não deve ser vista como uma justificativa para a corrupção, mas sim como um problema a ser combatido, precisamente por meio de políticas públicas, campanhas educacionais e outras medidas que visem fortalecer a cultura ética na sociedade como um todo.
Em Santa Catarina cerca de 15 prefeitos foram presos envolvidos no esquema que denominaram Mensalão do Lixo https://www.diariodocentrodomundo.com.br.
E aqui em Macaíba existe algo neste sentido? Todos sabem que a Limpe Já ganha milhões na coleta de lixo e presta um serviço de quinta categoria pois:
- A periferia o lixo se acumula
- As ruas vivem sujas
- Resto de poda e material de construção tem aos montes
- A coleta feita é de péssima qualidade
O que precisa ser investigado pelo Ministério Público é como uma empresa que ganhou a licitação aqui em Macaíba e que comenta-se que na época não tinha um carrinho de mão e se capitalizou usando o dinheiro ganho na prefeitura. Qual a mágica para ganhar a licitação? Será que esse empresa ou seus donos financiaram a campanha?
Foto: Google
Leave a Reply